República dos refugiados: Uma ideia de estudantes alemães


Com o apoio do programa “Flüchtlingen Willkommen” (Refugiados Bem Vindos) estudantes oferecem vagas a refugiados em suas repúblicas de estudantes. Programa está presente em 21 cidades da Alemanha.

Algo conhecido e muito normal entre estudantes universitários tanto no Brasil como na Alemanha, as repúblicas de estudantes, foi a solução encontrada por estudantes berlinenses para amenizar e ajudar na integração de uma parte dos refugiados que estão ou chegam diariamente à Alemanha.

Criada por Golde Ebding, Mareike Geiling, Jonas Kakoschke e Lena Grote a fundação “Flüchtlinge Willkommen” (em português Refugiados Bem Vindos) faz a intermediação de moradias entre república de estudantes e refugiados. Ideia surgiu como uma solução para o grande número de refugiados que chegam diariamente à Alemanha e facilitar a intergração dos mesmos.

Segundo dados da própria instituição o programa esta presente em 21 cidades em toda a Alemanha, como Berlin, Munique, Dortmund, Hannover, Hamburgo entre outras. Dois terços dos refugiados que fazem parte do programa são provenientes do norte da África, Afeganistão, Paquistão, Iraque e Irã.

Mais de 60% das opções de moradias para os necessitados são oferecidas em república de estudantes. Pessoas que vivem sozinhas, casais e pessoas separadas com filhos oferecem também opções de moradias em suas próprias casas. Das pessoas já alojadas, um terço tem moradia garantida por tempo inderterminado e outro um terço garantida por um ano.

Cerca de 30% dos alojamentos intermediados pelo programa são disponibilizados aos refugiados gratuitamente, outros 40% são financiados por meio de outros métodos (na sua maioria doações). Apenas uma pequena parte é completamente financiado pelo governo alemão.

Sobre Redação Europa
Luciano Alarcón, é jornalista formado pelo Centro Universitário de Araraquara, foi jornalista e Webmaster da Revista AméricaEconomía em Santiago do Chile, correspondente para o site www.Terra.com e freela para Folha de S. Paulo, entre outros meios na América Latina. Atualmente estuda Superior de Política de Munique e apresenta o programa de Radio "Brasilien in Focus" na Radio Lora FM de Munique. RedaçãoEuropa é a sua redação jornalística direto da Europa. Com notícias atualizadas sob o ponto de vista do jornalismo brasileiro. Porque o diferencial também é notícia, através do RedaçãoEuropa você terá acesso a matérias elaboradas e que as grandes agências não cobrem. Leia nossas matérias, retwitte, comente e informe-se. Um grande abraço sua Redação na Europa.

Os comentários estão desativados.

%d blogueiros gostam disto: