Video montagem com ministro greco gera polêmica na Alemanha


Trata-se de uma montagem onde o ministro greco, Yanis Varoufakis, fala sobre a Alemanha e mostra o dedo médio. No final de semana, o ministro greco foi confrontado com o video, que é falso.

mini_Mittelfinger


Um video que foi publicado no YouTube mostra o Ministro das Finanças da Grécia, Yanis Varoufakis, em 2013 numa palestra em Zagreb criticando a Alemanha, e como se pode ver no vídeo, ele mostra o dedo médio enquanto fala. Na Alemanha, as vozes se levantam para critizar durante a postura da politica e física do ministro greco. Para muitos alemães, os gregos estão rindo dos alemães, que repassam milhões de Euros em forma de crédito à Grécia.

Nesse contexto o apresentador Günther Jauch trouxe convidados aos seu programa e colocou o ministro greco ao vivo em um link direto de Atenas. O programa transmitido pelo canal ZDF, da TV aberta alemã, é um dos mais assistidos nas noites de domingo no país. Ao vivo, Varoufakis confirmou que a palestra existiu, mas o dedo montagem. Ainda sim, ele disse sentir-se envergonhado pela fato.

Alguns dias depois, a revolta e a discussão ganhou dimensões maiores na politica alemã. Nesta quinta-feira (19) a verdade sai à tona.

O video é uma montagem feita por um programa de satiras que é transmitido pelo mesmo canal ZDF. No video a seguir o apresentador do programa ZDF_Neo e idealizador da montagem, Jan Böhmermann, contou com tevê a ideia do video e mostrou um pouco o making off do video. Para reforçar o truque, foi produzido ainda um video, onde o ministro aprece mostrando o dedo indicador, ao invés do dedo médio.

O video que abalou ainda mais, a já abalada, a relação politica entre Alemanha e Grécia, foi trend no twitter. Nas redes sociais muitos elogiaram o trabalho do jovem comediante alemão. Porém, muitos chamam a atenção para maneira de fazer jornalismo no país e, para o fato, de que manipulação da informação na internet é extramente fácil e perigosa. Outros até se perguntam, qual é o video original e qual é o video falso.

Mittelfinger 

 

 

 

 

 

 

Zeigfinger

Sobre Redação Europa
Luciano Alarcón, é jornalista formado pelo Centro Universitário de Araraquara, foi jornalista e Webmaster da Revista AméricaEconomía em Santiago do Chile, correspondente para o site www.Terra.com e freela para Folha de S. Paulo, entre outros meios na América Latina. Atualmente estuda Superior de Política de Munique e apresenta o programa de Radio "Brasilien in Focus" na Radio Lora FM de Munique. RedaçãoEuropa é a sua redação jornalística direto da Europa. Com notícias atualizadas sob o ponto de vista do jornalismo brasileiro. Porque o diferencial também é notícia, através do RedaçãoEuropa você terá acesso a matérias elaboradas e que as grandes agências não cobrem. Leia nossas matérias, retwitte, comente e informe-se. Um grande abraço sua Redação na Europa.

Os comentários estão desativados.

%d blogueiros gostam disto: