Anti-Islamistas e anti-racistas se encontram nas ruas de Munique


Cerca de 23 mil pessoas saíram às ruas de Munique para protestar. Os manisfestantes se dividiam em dois grupos os “Bagida” (anti-islamistas) e o “Munique é colorida” (anti-racistas). As manifestações ocorreram nesta segunda-feira (12/01). 

As ruas do centro de Munique foram tomadas neste início de noite de segunda-feira, em chamado do Grupo “Bagida” (Bavaria contra a islamização do ocidente, numa tradução livre) que anúnciou a demonstração em sua página de Facebook. Ao mesmo tempo, outros moradores anunciaram uma anti-demonstração para abajar os gritos dos “racitas”, como eles chama o movimento “Pegida” (Patriotas Europeus Contra a Islamização do Ocidente, numa tradução livre).

Dos 23 mil manisfestantes, 20 mil atenderam ao chamado anti-racismo do movimento “Munique é colorida”, que usou como slogan “Munique faz barulho pela diversidade e convivência”.

O grupo de “Bagida”, em analogia e apoio ao movimento original “Pegida”, juntou os outros três mil manifestantes saíram em apoio a anti-islamização da Europa, segundo informações publicadas em sua página de Facebook.

Alemanha dividida

Os movimentos anti-islamista e anti-racista estão dividindo a Alemanha, e vem tomando maiores propoções depois dos atentados ocorridos na França, semana passada. Assim como em Munique, cerca de 30 mil pessoas sairam às ruas de Leipzig, também nesta segunda-feira, para abafar as vozes dos apoiadores do Pegida (Patriotas europeus contra a islamização do ocidente, numa traduação livre). O “Legida” (também em analogia ao Pegida) acalmaçaram uma participação pequena e reuniram entre dois e três mil manifestantes. A Polícia não confirma o número de assistentes e nem desmente.

Em Dresden, onde o movimento anti-islâmico teve início, o número de manifestantes anti-islã reune cerca de 15 mil pessoas por manifestação. A página de Facebook do Pegida conta com mais 135 mil curtidas.

Movimento contra o racismo

Página de Facebook do Bagida

Sobre Redação Europa
Luciano Alarcón, é jornalista formado pelo Centro Universitário de Araraquara, foi jornalista e Webmaster da Revista AméricaEconomía em Santiago do Chile, correspondente para o site www.Terra.com e freela para Folha de S. Paulo, entre outros meios na América Latina. Atualmente estuda Superior de Política de Munique e apresenta o programa de Radio "Brasilien in Focus" na Radio Lora FM de Munique. RedaçãoEuropa é a sua redação jornalística direto da Europa. Com notícias atualizadas sob o ponto de vista do jornalismo brasileiro. Porque o diferencial também é notícia, através do RedaçãoEuropa você terá acesso a matérias elaboradas e que as grandes agências não cobrem. Leia nossas matérias, retwitte, comente e informe-se. Um grande abraço sua Redação na Europa.

Os comentários estão desativados.

%d blogueiros gostam disto: