“Turcas veem cinco vezes mais TV que alemãs”, diz minitra de Intergração de Baden-Württemberg


As declarações da Ministra provocaram incomôdos e representantes da coligação do governo pede explicações.

“As mulheres turcas [radicadas na Alemanha] veem cinco vezes mais televisão que as alemãs”, disse Bilkay Öney, ex-apresentadora de TV e ministra de Integração do Estado Federal de Baden-Württemberg do Partido Social Alemão (SPD, por sua sigla em alemão) em entrevista ao jornal Die Welt. Ainda que a afirmação feita partiu de uma ministra, onde a integração de extrangeiro é a mais bem sucedida da Alemanha, as declarações provocaram alvoroço e desconforto no governo.

Porém, essa não é a primeira afirmação anti-imigrante expressada pela Ministra. Em outra ocasião em uma conversa com o Embaixador turco na Alemanha que, “quanto mais turcos tivermos no país, mais distúrbios teremos”. Para ela, a obrigatoriedade de visto para os turcos devem ser mantida.

As declarações da Ministra foram automáticamente comparadas com as afirmações de Thilo Sarrazin, também do Partido Social Alemão, que há exatamente publicou seu livro “Alemanha se desfaz: Como nós colocamos nosso país em jogo” (em tradução livre), onde ele entre outras afirmações anti-imigrante, afirmou que com o alto número de imigrantes de origem árabe os “alemães estão se tornando burros”.

Os turcos começaram a imigrar para a Alemanha no início da década de 60, quando o país necessitava de mão-de-obra de todo o tipo. Atualmente vivem no país cerca de dez milhões de turcos.

Temas relacionados: Inmigración vuelve a la pauta de la Unión Europea

Sobre Redação Europa
Luciano Alarcón, é jornalista formado pelo Centro Universitário de Araraquara, foi jornalista e Webmaster da Revista AméricaEconomía em Santiago do Chile, correspondente para o site www.Terra.com e freela para Folha de S. Paulo, entre outros meios na América Latina. Atualmente estuda Superior de Política de Munique e apresenta o programa de Radio "Brasilien in Focus" na Radio Lora FM de Munique. RedaçãoEuropa é a sua redação jornalística direto da Europa. Com notícias atualizadas sob o ponto de vista do jornalismo brasileiro. Porque o diferencial também é notícia, através do RedaçãoEuropa você terá acesso a matérias elaboradas e que as grandes agências não cobrem. Leia nossas matérias, retwitte, comente e informe-se. Um grande abraço sua Redação na Europa.

Os comentários estão desativados.

%d blogueiros gostam disto: