Dissolução de túmulo de substituto de Hitler provoca manifestação na Alemanha


Cerca de 250 simpatizantes e filiados do Partido Nacional Democrata Alemão (NPD por sua sigla em alemão) manifestaram-se contra a dissolução do túmulo do nazista Rudolf Heß, nomeado substituto de Hitler.Rudolf Walter Richard Heß

A pacata cidadezinha de Wunsiedel, na fronteira com a República Tcheca, têve sua rotina quebrada neste sábado (30), quando 250 filiados e simpatizantes do Partido Nacional Democrata Alemão (PNDA) saíram as ruas para protestar contra a dissolução do túmulo de Rudolf Heß, que em 1933 foi nomeado por Adolf Hitler com seu substituto.
Ainda que a demonstração tivesse sido convocada por outros motivos, o conselho da cidade disse que o verdadeiro motivo pode haver sido a dissolução do túmulo do nazista preso em 1945 na Escócia, depois de fugir durante a Segunda Guerra Mundial.
A Polícia, que já prestava proteção aos manifestantes de direita, entrou em ação quando o primeiro grupo se encontrou com outro anti-nazista. As forças policiais prenderam quatro manifestantes, dois do Partido a Esquerda e dois do PNDA, por porte de arma e armas brancas. Também nas proximações do local, um terceiro grupo de 300 pessoas reuniu-se para uma missa para lembrar as mortes na Noruega ocasionadas pelo ato terrorista de um simpatizantes de extrema direita.
Túmulo
No passado dia 21 de julho foi desocupado o túmulo de Rudolf Walter Richard Heß, 24 anos depois de sua morte. Na cidadezinha de Fichtelgebirge, do outro lado da fronteira, as manifestações de radicais de extrema direita estão proibidas.

Sobre Redação Europa
Luciano Alarcón, é jornalista formado pelo Centro Universitário de Araraquara, foi jornalista e Webmaster da Revista AméricaEconomía em Santiago do Chile, correspondente para o site www.Terra.com e freela para Folha de S. Paulo, entre outros meios na América Latina. Atualmente estuda Superior de Política de Munique e apresenta o programa de Radio "Brasilien in Focus" na Radio Lora FM de Munique. RedaçãoEuropa é a sua redação jornalística direto da Europa. Com notícias atualizadas sob o ponto de vista do jornalismo brasileiro. Porque o diferencial também é notícia, através do RedaçãoEuropa você terá acesso a matérias elaboradas e que as grandes agências não cobrem. Leia nossas matérias, retwitte, comente e informe-se. Um grande abraço sua Redação na Europa.

Os comentários estão desativados.

%d blogueiros gostam disto: