Estudantes alemães saem a rua para pedir ensino superior gratuito


Estudantes protestaram com humorCerca de cinco mil estudantes das três maiores universidades públicas de Munique, Alemanha, realizaram uma caminhada pacífica até a prefeitura nesta quinta-feira (26) para exigir que o ensino superior no estado da Baviera e Baden-Wüttenberg seja gratuito.
Os estudantes da Universidade Ludwig Maximilian, Universidade Técnica e da Escola de Superior de Munique realizaram uma caminha pacífica pelas ruas dacidade de Munique, no sul da Alemanha, para exigir que o ensino superior nos Estados da Bavaria e Baden-Wüttenber voltem a ser gratuito.
“Esta é uma demonstração pacífica e um trabalho em conjunto entre os jovens estudantes engajados contra taxa semestral cobrada pelas universidades públicas da Bavaria e Baden-Wüttenberg”, disse Tobias Dillschnitter, organizador e porta-voz dos estudantes.
Para Friedrich Siemers, presidente do grêmio estudantil da Universidade de Munique, “a cobrança semestral de estudantes do ensino superior não é social e unjusto, afinal muitos estudantes deixam de estudar por falta de condições financeiras”, explica.
A lei da taxa semestral para estudantes de ensino superior público foi implementada na Alemanha em 2007, porém cada Estado Federal decidi pela cobrança ou não dessa taxa. O valor da taxa semestral chega até 550 euros. Dos 16 Estados Federais alemães, apenas a Bavaria e Baden-Wüttenberg mantém a cobrança da taxa semestral.
Entre os discurssantes estavam políticos como Isabell Zacharias, da Comissão de Incentivo ao Ensino Superior, Pesquisa e Cultura do Partido Verde Alemão, Katharina Schulze, presidente para Munique do Partido Coligação 90/Partido Verde, além de Peter Seyferth, Professor Doutor em Ciências Políticas do Instituto Geschwister-Scholl.
Eram esperados sete mil estudantes, porém a Polícia contabilizou cerca de cinco manifestantes.

Sobre Redação Europa
Luciano Alarcón, é jornalista formado pelo Centro Universitário de Araraquara, foi jornalista e Webmaster da Revista AméricaEconomía em Santiago do Chile, correspondente para o site www.Terra.com e freela para Folha de S. Paulo, entre outros meios na América Latina. Atualmente estuda Superior de Política de Munique e apresenta o programa de Radio "Brasilien in Focus" na Radio Lora FM de Munique. RedaçãoEuropa é a sua redação jornalística direto da Europa. Com notícias atualizadas sob o ponto de vista do jornalismo brasileiro. Porque o diferencial também é notícia, através do RedaçãoEuropa você terá acesso a matérias elaboradas e que as grandes agências não cobrem. Leia nossas matérias, retwitte, comente e informe-se. Um grande abraço sua Redação na Europa.

Os comentários estão desativados.

%d blogueiros gostam disto: