Candidato de extrema direita dispara nas eleições finlandesas


Populista de direita, aceito por parte da população e com boa retórica Timo Soini dispara nas eleições finanlandesas e coloca seu partido, o Partido dos Verdadeiros Finlandeses (Perussuomalaisten puoluesihteeri), ao mesmo nível do tradicional partido socialista e do partido dos conservadores.

As eleições realizadas neste domingo (17) apontou um grande crescimento do eleitorado finlandês a favor do partido de extrema direita Partido dos Verdadeiros Finlandeses (em tradulção livre) ou Perussuomalaisten puoluesihteeri (em finlandês), que desde as eleições de 2007 quintuplicou o número de votos recebidos nas urnas e alcançou os 19%, alavancado pela figura do eurodeputado Timo Soini. Esse resultado coloca o partido no mesmo nível dos partidos dos conservadores e socialista, primeiro e segundo mais votados respectivamente.

Com uma diferença pequena o partido conservador da Coligação Nacional foi o mais votado com 20,4% dos votos, já a oposição com o Partido Socialdemocrata recebeu 19,1%. O partido de Centro, que em coligação com os demócratas compõem a coligação no poder, foi derrotado com e recebeu 15,8% dos votos.

Com o resultado, o ministro das Finanças, Jyrkki Katainen, de 39 anos, será o mais novo chefe do governo e terá a missão de angariar parceiros políticos para formar uma nova coligação parlamentaria. Tarefa essa que se tornará dificil com a escalada do partido de extrema direita, que na figura de Timo Soini, já manifestou entre outros pontos de desacordo ser contra o apoio financeiro Portugal. O mesmo ocorreu por parte do partido socialista, que também se mostra contrário ao plano de resgate ao país ibérico.

Dos 4,3 milhões de pessoas inscritas para votar, 70,4% compareceu às urnas, para escolher 200 parlamentares entre 2.315 candidatos de 17 partidos diferentes.

Sobre Redação Europa
Luciano Alarcón, é jornalista formado pelo Centro Universitário de Araraquara, foi jornalista e Webmaster da Revista AméricaEconomía em Santiago do Chile, correspondente para o site www.Terra.com e freela para Folha de S. Paulo, entre outros meios na América Latina. Atualmente estuda Superior de Política de Munique e apresenta o programa de Radio "Brasilien in Focus" na Radio Lora FM de Munique. RedaçãoEuropa é a sua redação jornalística direto da Europa. Com notícias atualizadas sob o ponto de vista do jornalismo brasileiro. Porque o diferencial também é notícia, através do RedaçãoEuropa você terá acesso a matérias elaboradas e que as grandes agências não cobrem. Leia nossas matérias, retwitte, comente e informe-se. Um grande abraço sua Redação na Europa.

Os comentários estão desativados.

%d blogueiros gostam disto: