Aniversário de Hitler gera manifestações na Austria


Foto: DivulgaçãoNo pequeno vilarejo de Braunau, onde nasceu Adolf Hitler, cerca de 400 sairam às ruas para manifestar-se contra facismo, enquanto um grupo de partidários do Partido Nacionalista Austríaco relembrava o aniversário do lider nazista e ex-presidente da Alemanha com uma anti-demonstração.

O grupo “Braunau contra a direita”, em tradução livre, saiu às ruas do lugarejo Braunau, na Alta Austria, neste sábado (16) para manifestar-se contra o nazismo e fascismo. A passeata tinha por objetivo repudiar o extremismo dos partidos políticos de extrema direita no país. A manifestação pacífica ocorre na cidade há alguns anos. A ocasião também foi aproveitada por cerca de 40 integrantes do Partido Nacionalsocialista Austríaco (NVP, por sua sigla em alemão) para relembrar a data de nascimento do líder nazista, nascido em 20 de abril de 1889 em Braunau.

“Apesar da convocação do partido Nacionalista Austríaco para uma anti-manifestação, não nos deixamos provocar”, disse o presidente do Partido Comunista Austríaco (KJÖ), Robert Landrichinger, lembrando que, em seu website o PNA convocou seus partidários a impedir com violência passeata anti-nazista.

Segundo Werner Buchegger, Ministro Regional e representante do Direito Constitutional local, o grupo do partido nacionalistasocialista obteve proteção policial durante a manifestação. “Essa medida foi tomada para evitar uma escalacao dos animos”, explica Buchegger.

A Polícia local informou que apenas dois partidários da PNA foram detidos para controle e liberadaos logo em seguida.

Sobre Redação Europa
Luciano Alarcón, é jornalista formado pelo Centro Universitário de Araraquara, foi jornalista e Webmaster da Revista AméricaEconomía em Santiago do Chile, correspondente para o site www.Terra.com e freela para Folha de S. Paulo, entre outros meios na América Latina. Atualmente estuda Superior de Política de Munique e apresenta o programa de Radio "Brasilien in Focus" na Radio Lora FM de Munique. RedaçãoEuropa é a sua redação jornalística direto da Europa. Com notícias atualizadas sob o ponto de vista do jornalismo brasileiro. Porque o diferencial também é notícia, através do RedaçãoEuropa você terá acesso a matérias elaboradas e que as grandes agências não cobrem. Leia nossas matérias, retwitte, comente e informe-se. Um grande abraço sua Redação na Europa.

Os comentários estão desativados.

%d blogueiros gostam disto: